GESTÃO ESCOLAR

INTRODUÇÃO


   A organização de uma escola faz a diferença no que diz respeito à qualidade do ensino e a aprendizagem dos alunos. Por isso esse trabalho destaca a importância do gestor escolar dentro de uma instituição escolar , que em nossa disciplina é a creche. A capacidade de uma liderança democrática é fator imprescindível para o diálogo e  o relacionamento entre os membros da escola, ou seja, a comunidade escolar.
   Este trabalho apresenta o significado da gestão na escola infantil (creche), a visita a uma instituição e relato das atividades feitas , e as respostas das duas coordenadoras da creche visitada, quando lhes foi perguntado: “Como é ser diretora de uma creche?”

                         GESTÃO DA ESCOLA INFANTIL (CRECHE)
A gestão escolar tem por objetivo promover a organização e a interação da comunidade escolar que envolve gestor, professores, alunos , funcionários, pais e demais membros da comunidade, para juntos, enfrentarem os desafios da realidade, o qual estabelecerão o melhor resultado que significa: o futuro da escola e que compreende especialmente a efetiva aprendizagem dos alunos.
   O gestor escolar deve observar os problemas que a escola apresenta e buscar uma visão de estratégia para tentar saná-los. Para isso, é necessário o trabalho em conjunto que só é possível através do diálogo.
   É importante lembrar que a aprendizagem dos alunos não depende somente do português e da matemática. É necessário que o aluno desenvolva as competências que a sociedade demanda, ou seja, ser um cidadão responsável, consciente dos seus direitos e deveres, e ser uma pessoa critica e reflexiva da realidade.
   O gestor tem um papel muito importante: o de líder. Não aquele que acha que manda e desmanda em tudo de acordo com suas idéias e vontades, mas sim, aquele que conhece a escola, que tem consciência do seu trabalho e que valoriza cada profissional, alunos e suas famílias, e sabe que em todos os momentos uns dependem dos outros. O gestor ao assumir uma escola, ele assume um compromisso com a infância , por isso ele deve ter uma boa formação,e assim como todo docente, entender cada etapa do desenvolvimento da criança. Alem disso, ele deve ter uma visão da escola como um todo e ao mesmo tempo ter a visão das partes, entendendo que cada uma depende da outra para funcionar bem.
   Uma ação administrativa como a do gestor  escolar é um desafio muito grande, administrar uma escola infantil não é tarefa fácil. As crianças que vão para a creche enfrentam uma fase muito importante: “desgrudar” por um tempo da mãe  e começar a lidar com novos coleguinhas, ou seja , começar a se adaptar a uma rotina diferente. Todos os participantes da escolinha tem que assumir o compromisso de compartilhar essa fase com a criança, principalmente os pais, pois eles são os primeiros em que as crianças confiam , e devem auxiliá-las e estar presentes na vida escolar dela , não só no momento em que vão para a creche  mas também no momento em que estão dentro dela.
   É muito importante que o gestor de creche reserve um tempo adequado para receber pais de alunos e ter a disposição de informá-los sobre o trabalho da escola com seu filho. Embora muitos pais coloquem seus filhos às sete horas da manhã e os busque às quatro horas da tarde, a escola poderia realizar um projeto de incentivo aos pais para visitarem a creche em um momento oportuno e participarem de algumas atividades com seus filhos. Seria um desafio, mas alcançaria- se muitos objetivos necessários para um bom desenvolvimento da criança e cumpriria –se uma boa parte da gestão participativa.
   Alem disso o artigo 53 contido no ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE, lei 8069/90 diz que: “ É direito dos pais ou responsáveis ter ciência do processo pedagógico, bem como participar  de definição das propostas educacionais.” A partir daí os pais podem e devem participar do processo de tomada de decisões ,da escola ou creche , para que seu filho tenha um bom aprendizado e reconheça que seus pais são presentes em sua educação, tanto pedagógica como afetiva e moral contribuindo assim para sua autonomia.
   A partir de 1988 foram surgindo junto à CONSTITUIÇÃO , outras leis que foram mudando a forma como as crianças eram tratadas: como pequeno adulto. As creches foram sendo instituídas como instituições educacionais. As famílias foram ganhando espaço na escola; tornou-se necessário a formação específica para professores e a criança começou a ser tratada com sujeito de direitos. A educação infantil foi dividida em creches(0 a 3 anos) e pré- escola(4 a 6 anos).
   Voltando a falar em gestão a função da escola hoje mudou muito. Os pais deixaram a educação de seus filhos totalmente nas mãos das “educadoras”. Pois alem das professoras cuidarem das crianças satisfazendo suas necessidades básicas como alimentação, higiene e proteção, elas devem educar, ou seja , seguir o desenvolvimento propiciando condições para que a criança tenha um desenvolvimento saudável. Esse desenvolvimento não é responsabilidade somente da educadora, mas sim, de toda comunidade escolar. Por isso o gestor é importante. Pois ele pode organizar e abrir espaço para discussões sobre o que está bom e o que precisa ser melhorado para a garantia de um bom processo educativo.
   A partir dessa necessidade de organização surge a eleição para diretor da creche. As eleições para diretor  é importante pois o diretor de qualquer instituição educativa tem a oportunidade e a responsabilidade de integrar os componentes da creche. Alem disso a creche precisa de alguém que administre e abra espaço para o dialogo e a comunicação entre os integrantes da comunidade escolar para que juntos possam tomar decisões que possam garantir um bom futuro para a instituição e o mais importante a aprendizagem das crianças.